Planejamento de viagens? Preciso me preocupar com isso?

Já ouviu falar sobre “planejamento de viagens”?

Todo mundo gosta quando a palavra “promoção” aparece. Para algumas pessoas, essa simples palavra faz os olhos brilharem. É irresistível. E é aí que entra o planejamento de viagens.

Uma viagem não é um simples produto pronto, como por exemplo, um suco ou um sanduíche que você vai consumir naquele momento e que, se não gostar ou se pagar caro, não irá fazer muita diferença.

Uma viagem, custa tempo e dinheiro. Muito mais tempo do que dinheiro, na verdade. Uma viagem custa o preço do seu sonho.

Você sabia que o turista médio chega a gastar até 40% a mais do que o necessário, em uma viagem?

Para que você não caia numa falsa “promoção” e nem compre sua viagem por impulso vamos a partir de agora te mostrar como esse mundo funciona.

Usualmente, o viajante busca lojas de viagens e escritórios de agências para realizar suas viagens, visto que, um rápido passeio pelo shopping pode resultar em o turista se deparar com uma promoção irresistível, colada na frente de uma loja, por exemplo.

Porém, lojas e agências físicas possuem diversos custos extras que, obviamente, irão impactar o preço final do pacote a ser adquirido. Esses custos podem variar entre loja, funcionários, contratos fixos com empresas aéreas e hotéis, etc.

Existem outras formas de montar a sua viagem. Como, por exemplo, acessando sites de vendas de passagens e acomodações diretamente, que no mercado, chamamos de OTA (Online Travel Agencies).  Quando você monta uma viagem online, você tem acesso a uma faixa de opções muito melhores, quando falamos de preços. Ao comprar pela internet, as passagens, por exemplo, podem ser até 50% mais baratas. Com isso, você consegue economizar no deslocamento e, posteriormente, possuir uma reserva maior para aproveitar atrações e roteiros.

Outro benefício de se montar sua viagem online é que você tem um controle melhor sobre a agenda. Com isso, você pode se programar para escolher o melhor horário dos voos e com isso sair de casa em um horário de menor trânsito ou fazer checkout (saída do hotel) no momento em que estiver melhor descansado.

Não gosta de guia de turismo? Prefere restaurantes veganos? Sem problemas! Você terá muito mais controle sobre o seu “pacote” do que em uma agência física.

Porém, independentemente de onde a viagem será adquirida, você deverá ficar atento aos pequenos detalhes. Assim como um pacote “físico” pode estipular horários e taxas para determinadas ações, as ofertas “online”, embora possuam um preço muito mais convidativo, também possuem suas condições especiais.

Para dar uma pequena ajuda, aqui vai uma lista modesta de itens que deverão ser revisados com muita atenção, antes de confirmar qualquer pagamento. E que serve tanto para o ambiente “físico” quanto para o “online”:

  1. Verifique se as passagens possuem limites de bagagens.
  2. Verifique se as passagens oferecidas ou a hospedagem são bem avaliadas e estão dentro do perfil desejado. Cuidado com as comparações.
  3. Verifique se os horários de entrada e saída do hotel não irão entrar em conflitos com os horários das suas passagens. Geralmente, é ideal que haja, ao menos, uma hora inteira de intervalo entre “sair do avião” e “entrar no hotel”. Se você chegar cedo, não se preocupe, muito hotéis estão preparados para isso.
  4. Se você tem datas e horários flexíveis, fique atento a isso. A mudança de um ou dois dias pode mudar muito os preços praticados.
  5. Fique atento ao que não está no pacote. Itens muito importantes podem arruinar sua viagem. São eles, a documentação e seguro viagem.
  6. Leia as condições de compra de tudo. Pois não é incomum contratos promocionais possuírem pegadinhas.

Porém, mesmo seguindo as dicas acima, alguns viajantes ainda acabam por não realizar seus sonhos, seja porque não tem intimidade com comprar na internet, seja porque gostam de ter o suporte de um agente de viagens “humano” durante o processo, mas não estão confortáveis com os preços praticados por agências “físicas”.

No Brasil, ainda há muito preconceito com o agente de viagens. Embora não seja exatamente o que ocorre usualmente, ele definitivamente não deve ser um vendedor. Sua função é prestar toda informação e detalhar de forma personalizada todas as suas dúvidas.

O dinheiro que ele vai ganhar vai compensar toda a economia que ele vai te proporcionar. Essa é a missão do agente de viagens. Contudo, como o mercado é agressivo, muitos locais acabam por se perder nessa missão e focam apenas na venda, nos números, não se preocupando com as características individuais dos clientes. Com isso, surgem os pacotes, que muitas vezes podem ser pacotes de problemas.

Outro fato bastante comum é achar que, por você estar fazendo tudo sozinho e online, vai pagar menos.

É nesse momento que a VMVS entra em sua vida! Para te mostrar que você pode economizar, sem ter de investir todo o seu tempo pesquisando cada mínimo detalhe da sua viagem!

Aqui na VMVS, nós resolvemos seu dilema da melhor forma: Nós eliminamos os custos fixos que uma agência “física” possui. Isso nos possibilita oferecer sempre os itens da sua viagem a preço de custo. Além disso, mantermos o “contato humano”, que é o fator decisivo para muitos viajantes. Dispensamos qualquer característica de vendedor. Trataremos você com o cuidado e atenção que merece. Tudo de forma personalizada.

Dessa forma, é possível ter o melhor dos dois mundos.

Nós iremos montar a sua viagem com você. Sanando dúvidas, dando dicas sobre o roteiro, resolvendo a locomoção, etc. Sem explodir seu orçamento.

Ao contrário de agências “físicas”, nós não trabalhamos com pacotes fechados (e caros). Nós iremos trabalhar com você para conseguirmos alcançar o melhor resultado entre o seu orçamento e o conforto que você merece.

Nossa missão é evitar que você, quando terminar a sua viagem, fique com a sensação de que poderia ter feito mais, em menos tempo e ter gasto bem menos.

E sabe como vamos te mostrar na prática tudo o que foi descrito acima?

Porque a experiência acumulada em mais de 10 anos de viagens é fator primordial. Nossa expertise in loco” vai trazer para você informações detalhadas de diversos lugares que já estivemos e inúmeras experiências que já passamos.