Quais documentos preciso para viajar?

Olá viajantes! Hoje falaremos sobre os documentos necessários para uma viagem.

Nesse momento, surgem muitas dúvidas como:

  • O que eu preciso levar de documentação?
  • Preciso levar tudo impresso?
  • Levo tudo no celular?

Documento pessoal necessário para o embarque

Para viagens Nacionais, qualquer tipo de documento de identificação oficial (e com foto) servirá. O documento precisa ser válido (aceito) em todo o território Nacional. Como, por exemplo, CNH, RG, Carteira de Trabalho e Identificação de Servidor Público. A validade do mesmo não importa, contanto que esteja em bom estado de conservação e que seja possível te identificar visualmente.

Para viagens Internacionais dentro do Mercosul, você pode usar o passaporte ou RG (expedido pela Secretaria de Segurança Pública do seu estado). O documento precisa ter sido emitido há no máximo dez anos, estar em bom estado de conservação e, obrigatoriamente, que seja possível te identificar visualmente.

OBS.: Sendo Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, os países participantes do tratado. Na época da criação deste texto, a Venezuela encontrava-se suspensa.

 

Para viagens Internacionais FORA do Mercosul, somente o passaporte serve como  documento oficial válido. Então, mantenha-o sempre por perto. Ele precisa sempre estar em bom estado de conservação, também. E, lembre-se, o passaporte possui validade de dez anos.

Mas como obter um passaporte Brasileiro?

Entre no site da Polícia Federal ( http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte ), preencha os dados da requisição e, ao final, emita a guia de pagamento.

Geralmente, no dia seguinte ao pagamento, o sistema já identifica o pagamento. E, no mesmo momento que você emite a guia, pode agendar a emissão do seu passaporte em um dos locais que o site disponibiliza, também.

Compareça ao local na data e horário agendados. Com os documentos que o site lista (somente originais serão aceitos – então, nada de cópias, mesmo que autenticadas).

Durante a sessão agendada, você irá tirar a foto que irá no passaporte, preencher seus dados e receber o protocolo de emissão com a data em que ficará pronto.

Vá com um visual mais simples possível. Pois, quanto mais fácil te identificar na foto, mais rápido você tramitará pelos embarques e desembarques.

Com os documentos de Identificação em mãos, podemos embarcar.

Preciso de outros documentos (em viagens Internacionais)?

Alguns países solicitam que você apresente documentos que possam dizer o local no qual você ficará acomodado, a passagem de volta e que mostre uma quantidade mínima de dinheiro que comprove que você possa se manter durante o período de sua viagem (você pode ser chamado a mostrar o dinheiro que traz em espécie e cartões de crédito).

Fique atento! Em alguns lugares, quando for fazer a comprovação da passagem de volta, os dados da compra serão conferidos com o cartão de crédito utilizado. Então, sempre leve com você o cartão utilizado para comprar as suas passagens.

Obs.: Não recomendamos a utilização de cartões de terceiros (amigos, familiares, etc).

Outros dois documentos que podem ser solicitados são o seguro viagem (falaremos sobre no próximo post)  e o cartão de vacinação internacional.

O certificado internacional de vacinação pode ser obtido facilmente nos postos da Anvisa.

O processo é simples, embora exija um pouco de deslocamento. Iremos te ajudar.

Entre na página do serviço no site da Anvisa ( http://portal.anvisa.gov.br/sispafra ) e preencha a requisição.

Após o preenchimento da requisição, você deverá comparecer a um dos postos de atendimento ( http://portal.anvisa.gov.br/centros-de-orientacao-do-viajante ), para finalizar toda a operação.

Essa etapa deverá ser feita antes da sua viagem. Se deixar para fazer no dia do embarque, você terá problemas!

Documentação, seguro e vacinação! Falta algo?

AS PASSAGENS!

Hoje em dia, quase todo mundo usa aplicativos para fazer o seu check-in e emitir o seu cartão de embarque sem a necessidade de imprimir (basta mostrar a imagem na tela).

Contudo, recomendamos que isso seja feito apenas nas viagens Nacionais. Lembre-se, também, de estar com o seu celular carregado e com internet funcionando, para evitar imprevistos em cima da hora.

Nas viagens Internacionais, mesmo que faça o check-in online, o recomendado é que se chegue ao aeroporto de 2 a 3 horas antes do voo, para que todo o processo de emissão do bilhete seja feito no balcão da empresa enquanto você despacha (envia) sua bagagem.

E, fique atento, o check-in online é, apenas, uma forma prática de  dizer à companhia aérea que você está a caminho ou que já chegou ao aeroporto. Isso ajuda a garantir o seu lugar no avião. Ajudando a prevenir que você tenha aborrecimentos por conta de overbooking.

O overbooking acontece quando a companhia aérea vende mais passagens do que assentos e, por um acaso, todos os passageiros comparecem. Isso é feito (e permitido pela ANAC) porque, em média, 10% das pessoas não comparecem ao embarque. E, pelo espaço aéreo ser limitado (pelo incrível que isso soe), é sempre importante enviar o avião com o máximo de passageiros possível.

Agora que você sabe a tremenda papelada que é necessária para viajar, pode relaxar. Pois a VMVS sempre cuida de todos esses assuntos para os viajantes.

Afinal, a viagem é para relaxar, não para estressar.

Nos vemos no próximo post!