O que é Seguro / Assistência Viagem?

Olá viajantes! 

Anteriormente, falamos sobre a documentação necessária para viajar.

Hoje, vamos detalhar melhor um assunto que faz parte dessa documentação, mas que, muitas vezes, o viajante não dá atenção ou nunca ouviu falar ou, pior, não leva muito a sério: O Seguro Viagem.

Mim ser indestrutível!
– Hulk

Não vamos pensar negativo!
– Flash

Se sobrar dinheiro eu faço!
– Bruce Wayne

Citações reais sobre o Seguro Viagem.

O brasileiro médio, por cultura, tem sempre o otimismo. Contudo, a precaução em vários pontos da vida, e, principalmente em uma viagem, devem preceder esse otimismo.

Em uma viagem, o seguro não chega a 5% do valor total. É um investimento muito pequeno, se tratando das eventualidades que podem ocorrer em nossas vidas.

Seguro Nacional

Se você tiver um plano de saúde de abrangência nacional, antes de viajar, faça uma pesquisa básica sobre a rede de atendimento no seu destino e anote os endereços e telefones de emergência. Para o caso você precisar recorrer a eles.

Caso você não tenha um plano de saúde nacional, faça o seguro / assistência! Pois não existem garantias de que haverá um posto de pronto atendimento Público à disposição no seu destino.

Viagem Internacional

O nome mais comum que se ouve falar quando falamos de seguro viagem é “Tratado de Schengen”. Este tratado (ou este, como alternativa gratuita) engloba países da Europa que exigem o seguro viagem com uma cobertura mínima de 30 mil euros.

Outros países pelo mundo como Cuba, Qatar, Turquia, Emirados Árabes (Dubai) e Venezuela, também exigem seguro.

Lembre-se da importância de fazer seu seguro, independentemente de ser ou não obrigatório.  Em alguns locais como nos EUA, as despesas com saúde são caríssimas e, por isso, não se deixe ser pego de surpresa.

Fique atento: Em alguns países, o certificado mostrando a cobertura é obrigatório para a entrada. Procure saber, ao montar sua viagem.

Assistência Viagem

No caso do seguro, você pode utilizar da rede credenciada sem pagar nada ou ir em qualquer unidade de saúde, arcar com as despesas emergenciais e, depois, apresentar a documentação perante a seguradora para receber o reembolso.

No caso da assistência, você não pagará nada, contudo ficará sujeito somente aos locais indicados no contrato para obter o atendimento.

Afinal, qual devo escolher?

Geralmente, fica a critério do viajante.

Fique atento e sempre pergunte ao seu agente de viagens ou, se for fazer direto pela internet, qual a modalidade será contratada. Pois muitas empresas vendem como seguro o que na verdade é assistência (e vice-versa).

Como sempre, aqui na VMVS, nós indicaremos a melhor modalidade para as suas necessidades e destinos. Sempre cuidando do seu conforto e segurança.

Confira o nosso blog, para mais dicas.

Até a próxima!